Em
A Voz da Feria

2024/05/23

Praia Fluvial da Mâmoa renova Bandeira Azul

Freguesias

Pelo segundo ano consecutivo a Praia Fluvial da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, foi distinguida com a Bandeira Azul. Para a qualidade da praia e das suas águas têm contribuído, entre outros, o aumento da rede de saneamento em todo o concelho de Santa Maria da Feira e o correto encaminhamento das águas residuais de cada vez mais habitações, informa a INDAQUA na sua página oficial.

Na época balnear que se aproxima, a Praia Fluvial da Mâmoa vai contar com Bandeira Azul, atribuída, pelo segundo ano consecutivo, pela Associação Bandeira Azul da Europa. Informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços foram alguns dos critérios avaliados para a atribuição do galardão. A eles, junta-se a indispensável qualidade da água, para a qual tem contribuído de forma determinante a gestão de saneamento feita no concelho.

Para garantir que a águas residuais que resultam da utilização doméstica ou industrial são devolvidas ao meio ambiente sem afetá-lo negativamente, a INDAQUA Feira e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira têm concretizado diversos investimentos. Nomeadamente, desde o início da operação da INDAQUA Feira (2000), foram construídos 480 km de redes de saneamento à qual passaram a ter acesso mais 128 mil habitantes. Foram ainda desativados milhares de fossas particulares, que levavam à contaminação de solos e águas subterrâneas.

“Todo o concelho tem contribuído para uma evolução positiva da qualidade dos recursos hídricos de Santa Maria da Feira. Isto porque os investimentos realizados só alcançam o seu propósito quando a população se liga às redes públicas, quer de saneamento, bem como de abastecimento de água. Só assim, conseguimos garantir que as águas residuais são devidamente encaminhadas e tratadas, evitando a poluição das linhas de água”, explica Ricardo Grazina, Diretor Geral da INDAQUA Feira. “No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, não só no aumento da adesão à rede pública de saneamento, mas também na sua melhor utilização, não descarregando todo o tipo de detritos que acabam por provocar obstruções na rede e alterações no processo de tratamento das ETAR”, acrescenta.

Nos concelhos em que a INDAQUA é responsável pela gestão e tratamento de águas residuais, foram atribuídas outras 19 Bandeiras Azuis – 13 em Matosinhos e seis em Vila do Conde. Em Portugal, a Bandeira Azul será hasteada em 372 praias, mais 12 do que no ano passado.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cerimónia de abertura da Braga Cup teve a presença de João Rodrigues
4/07/2025
Autarquia abre concurso público para Requalificação e ampliação da EB Quinta da Veiga
4/07/2025
Miguel Correia reforça plantel do Feirense
4/07/2025
Paços de Brandão acolhe iniciativa "Judo no Museu"
4/07/2025
Homem detido por incêndio florestal em Santa Maria da Feira
3/07/2025
Imaginarius celebra 25 anos com artistas coletivos de todo o mundo
3/07/2025
Radares da PSP | Feira | julho 2025
2/07/2025
Cineteatro António Lamoso recebe Ministra da Cultura, Juventude e Desporto
2/07/2025