Em
A Voz da Feria

2024/05/23

Praia Fluvial da Mâmoa renova Bandeira Azul

Freguesias

Pelo segundo ano consecutivo a Praia Fluvial da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, foi distinguida com a Bandeira Azul. Para a qualidade da praia e das suas águas têm contribuído, entre outros, o aumento da rede de saneamento em todo o concelho de Santa Maria da Feira e o correto encaminhamento das águas residuais de cada vez mais habitações, informa a INDAQUA na sua página oficial.

Na época balnear que se aproxima, a Praia Fluvial da Mâmoa vai contar com Bandeira Azul, atribuída, pelo segundo ano consecutivo, pela Associação Bandeira Azul da Europa. Informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços foram alguns dos critérios avaliados para a atribuição do galardão. A eles, junta-se a indispensável qualidade da água, para a qual tem contribuído de forma determinante a gestão de saneamento feita no concelho.

Para garantir que a águas residuais que resultam da utilização doméstica ou industrial são devolvidas ao meio ambiente sem afetá-lo negativamente, a INDAQUA Feira e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira têm concretizado diversos investimentos. Nomeadamente, desde o início da operação da INDAQUA Feira (2000), foram construídos 480 km de redes de saneamento à qual passaram a ter acesso mais 128 mil habitantes. Foram ainda desativados milhares de fossas particulares, que levavam à contaminação de solos e águas subterrâneas.

“Todo o concelho tem contribuído para uma evolução positiva da qualidade dos recursos hídricos de Santa Maria da Feira. Isto porque os investimentos realizados só alcançam o seu propósito quando a população se liga às redes públicas, quer de saneamento, bem como de abastecimento de água. Só assim, conseguimos garantir que as águas residuais são devidamente encaminhadas e tratadas, evitando a poluição das linhas de água”, explica Ricardo Grazina, Diretor Geral da INDAQUA Feira. “No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, não só no aumento da adesão à rede pública de saneamento, mas também na sua melhor utilização, não descarregando todo o tipo de detritos que acabam por provocar obstruções na rede e alterações no processo de tratamento das ETAR”, acrescenta.

Nos concelhos em que a INDAQUA é responsável pela gestão e tratamento de águas residuais, foram atribuídas outras 19 Bandeiras Azuis – 13 em Matosinhos e seis em Vila do Conde. Em Portugal, a Bandeira Azul será hasteada em 372 praias, mais 12 do que no ano passado.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025
Projeto Juventude na Estrada chega a cerca de 7000 jovens do concelho
20/05/2025
Mónica Oliveira em destaque na Estrela Grande Trail
19/05/2025
A “Proteção Civil” passou por todas as escolas do concelho
19/05/2025
Recolha gratuita de 'monstros' em todo concelho a 19 de maio
16/05/2025