Em
A Voz da Feria

2023/09/21

Marionetista ucraniana refugiada na Alemanha vem a Santa Maria da Feira

Freguesias

Refugiada na Alemanha desde o início da guerra na Ucrânia, a marionetista Daria Ivanova vem a Santa Maria da Feira, dia 23 de setembro, orientar um workshop de construção de marionetas tradicionais do seu país, integrado na programação do Fora dos Eixos - Festival Internacional de Marionetas, que decorre de 21 a 24 de setembro, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares.

Pretende-se que este workshop seja um momento marcante de partilha de conhecimento técnico e de experiências de vida, aberto à comunidade ucraniana local e a todos os públicos interessados na arte e na técnica de manipulação de marionetas Vertep, criada por titereiros ucranianos. A terapia com teatro de bonecos não escapará aos temas a abordar em contexto informal, tal como a atmosfera do feriado do Natal na Ucrânia, uma das mais importantes datas festivas para os ucranianos.

Investigadora, professora e dramaturga, a marionetista Daria Ivanova é também presidente da UNIMA Ucrânia (União internacional da Marioneta). Desde o início do conflito que se mantém ativa na sua área profissional na Alemanha, onde encontrou “um lugar seguro, longe dos perigos da guerra”, assumindo como missão “apoiar os colegas que permanecem na Ucrânia e os que foram forçados a fugir por causa da guerra”, bem como garantir a continuidade do ensino para estudantes de teatro de marionetas em território ucraniano, com recurso a aulas online.

Corria o terceiro mês da guerra na Ucrânia quando Daria Ivanova, já refugiada na Alemanha, foi convidada para um curso de Terapia de Marionetas, uma área do teatro de bonecos que, até então, nunca tinha explorado na prática e na primeira pessoa. “Percebi rapidamente que precisava dessa terapia, não só para o autoaperfeiçoamento profissional, mas também para curar as minhas próprias feridas. Trabalhei com a minha própria experiência traumática de guerra e de refugiada”, confidencia. Para a marionetista, a principal tarefa da terapia com fantoches é criar um espaço seguro e permitir que as emoções saiam de cada um de nós. “O fantoche e um terapeuta farão o resto”, sintetiza.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025
Projeto Juventude na Estrada chega a cerca de 7000 jovens do concelho
20/05/2025
Mónica Oliveira em destaque na Estrela Grande Trail
19/05/2025
A “Proteção Civil” passou por todas as escolas do concelho
19/05/2025
Recolha gratuita de 'monstros' em todo concelho a 19 de maio
16/05/2025