Em
A Voz da Feria

2022/10/20

Jornadas da educação sexta e sábado em Milheirós de Poiares

Freguesias

“Da Escola que Temos à Escola que Queremos” volta a ser o propósito das 16ªs Jornadas de Educação de Santa Maria da Feira que irão decorrer, sexta e sábado, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares.


Esta iniciativa tem por finalidade, assumir-se como um espaço privilegiado de partilha e de reflexão sobre práticas educativas com os vários agentes do sector da educação, diz o vereador do pelouro, Gil Ferreira.

Carlos Neto, professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças.

Nestas jornadas, vem a Santa Maria da Feira partilhar a sua experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de quase cinco décadas de investigação académica, revela o vereador da educação.

Com moderação de Inês Carvalho, da Rede Inducar, o Painel II “Criar e Aprender” conta com Sílvia Correia, autora do Curso Básico de Teatro, investigadora CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” e professora na ACE – Escola de Artes do Bolhão, Ângela Lopes, diretora da Academia de Música de Santa Maria da Feira e Ana Luísa Mendonça, do Ensino Artístico Especializado na Dança em Regime Articulado no Conservatório de Dança do Norte, como oradoras.

“Contributos de projetos artísticos para as práticas pedagógicas de professores no 1º Ciclo”, com Fernando Freitas, formador em Teatro, e Aleksandar Caric Zar, maestro da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, e “Da Escola que Temos à Escola que Queremos”, com o professor do Colégio Monte Flor, em Carnaxide, Rui Lima, são as temáticas a abordar ainda no primeiro dia, frisa Gil Ferreira.

Para o segundo dia, as Jornadas de Educação propõem o debate sobre “Orientar e Qualificar” com a participação de Luís Tavares, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ana Moutas, do VOGUI – Programa de Intervenção para o Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, e Eduardo Filho, presidente da Inspiring Future, com moderação de Márcia Azevedo, do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe. Esta é a cereja no topo do bolo salienta Gil Ferreira.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025
Projeto Juventude na Estrada chega a cerca de 7000 jovens do concelho
20/05/2025
Mónica Oliveira em destaque na Estrela Grande Trail
19/05/2025
A “Proteção Civil” passou por todas as escolas do concelho
19/05/2025
Recolha gratuita de 'monstros' em todo concelho a 19 de maio
16/05/2025