Em
A Voz da Feria

2024/01/18

Diogo Almeida apresentou o processo de produção da sua “rainha”

Concelho

O secular forno a lenha do Castelo voltou a acender-se esta quinta-feira, e de lá saíram duas fornadas de fogaça para a degustação da XXI Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira.

Mas comecemos pelo início. Em dois momentos distintos, às 17h00 e às 21h00, realizou-se no Salão Nobre do Castelo, a XXI Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira, que nesta edição assumiu, pela primeira vez, um formato diferente, aliando a produção tradicional da fogaça a uma recriação gastronómica pelo chef Rúben Silva, proporcionando a todo o público uma experiência única e diferenciadora.

O produtor de fogaça Diogo Almeida, em representação do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira apresentou todo o processo de produção da sua “rainha”, como carinhosamente chama ao “pão doce”, produto certificado com Identificação Geográfica Protegida, vincando na sua intervenção que todas as recriações “têm sempre de respeitar a massa da nossa fogaça”.

Foi isso mesmo que fez o chef Rúben Silva. Respeitou a tradição e inovou: “não pode haver inovação sem tradição e para inovarmos temos de conhecer muito bem a tradição e respeitá-la”, contou.

Ao lado de alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, o chef que estudou na antiga Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, vencedor do programa da RTP, Masterchef, em 2019, apresentou para degustação dois pratos: Tártaro de arouquesa, pickles de cebola roxa e emulsão de tutano, tostas crocantes de fogaça e flor de sal; Tranche de bacalhau a baixa temperatura com romanesco de fogaça.

A degustação foi harmonizada com duas cervejas artesanais com lúpulo feirense da cervejaria Quatro Torres. Com a carne a cerveja especial “Fogaceira” e com o peixe, “Hazy Dipa”.

E terminamos como começamos, com as fogaças quentinhas saídas do secular forno a lenha do Castelo que todos tiveram a oportunidade de provar, acompanhadas com queijo local, enchidos ou doce de abóbora.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Teatro de Rua na cidade transformado num enorme palco aberto ao mundo
23/05/2025
Legislativas 2025 | Resultados | Concelho de Santa Maria da Feira
23/05/2025
Aberto concurso para requalificação do Largo da Igreja de Argoncilhe
22/05/2025
Mercado Municipal vai transformar-se num espaço cheio de cor e magia
22/05/2025
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025