Em
A Voz da Feria

2023/07/20

Departamento de Saúde Mental do CHEDV faz parceria com o Centro de Arte da Oliva

Concelho

O Departamento de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga em parceria com o Centro de Arte da Oliva Creative Factory realiza todos os anos, desde 2016/2017, intervenções Psicoterapêuticas com grupos de Utentes com doença mental grave, na sua maioria Psicose e Esquizofrenia, sendo estes chamados de oficinas ou ateliers artísticos.

O projeto denominado “Normativos? Talvez… não”, toma especial importância no que toca a empoderar a pessoa com experiência de doença mental, dando-lhe uma oportunidade de exprimir os seus pensamentos e vivências através da arte. Para além disso são restabelecidas as relações sociais entre os indivíduos e a sua comunidade quebrando assim o isolamento social.

Este atelier tem uma frequência de um ano letivo, e mais uma vez, este ano, o feedback foi muito positivo, com evidência da melhoria do quadro clínico e sentimentos de satisfação, realização pessoal e interpessoal, pelo que dar-se-á continuidade a esta parceria.

Neste tipo de atividade são diversos os técnicos que acompanham, semanalmente, os Utentes dando continuidade quer à realização das obras, quer à observação de sintomas e sinais que motivem a necessidade de atuação da equipa médica.

Excecionalmente, este ano o arranque foi mais tardio, iniciando apenas em fevereiro, não havendo, por isso, obras e espaço de tempo suficientes para criar uma exposição. Apesar disso, algumas obras criadas (cartazes) foram expostas como arte de rua.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Teatro de Rua na cidade transformado num enorme palco aberto ao mundo
23/05/2025
Legislativas 2025 | Resultados | Concelho de Santa Maria da Feira
23/05/2025
Aberto concurso para requalificação do Largo da Igreja de Argoncilhe
22/05/2025
Mercado Municipal vai transformar-se num espaço cheio de cor e magia
22/05/2025
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025