Em
A Voz da Feria

2022/10/27

Corticeira Amorim contribui para a mitigação das alterações climáticas

Freguesias

Sustentando-se num estudo conduzido pela consultora PriceWaterhouseCoopers, a Corticeira Amorim revela que a pegada de carbono da nova rolha Neutrocork Xpür é de -3.542 gramas de CO2 e/rolha

As rolhas de cortiça são um recurso sustentável, têm um impacto positivo na descarbonização da indústria vitivinícola e, portanto, têm um impacto na mitigação das alterações climáticas.

Segundo a consultora PriceWaterhouseCoopers, a rolha microgranulada produzida com Xpür, “a tecnologia anti-TCA mais inovadora, eficiente e ecológica do mundo para este tipo de rolhas, utilizadas em vinhos de mais rápida rotação, tem uma pegada de carbono, considerando o carbono armazenado nesta rolha, de -3.542g CO2 e/rolha sob uma abordagem cradle-to-gate.”, refere a Corticeira Amorim, em comunicado de imprensa. “Ao considerar o transporte para o Reino Unido, a pegada de carbono é -2.086g CO2 e/rolha.

Os resultados são ainda mais positivos incluindo o sequestro de carbono na floresta de sobro, correspondendo a um balanço de carbono -393g CO2 e/rolha considerando o transporte para o Reino Unido”, acrescenta.

Utilizada no tratamento das rolhas técnicas Neutrocork Xpür e QORK, a tecnologia Xpür aprimora a aplicação convencional desenvolvida há várias décadas de CO2 supercrítico, atualizando, reformulando e reestruturando o conceito com a mais recente tecnologia, de acordo com a empresa sediada em Mozelos.

“A revolucionária abordagem da Corticeira Amorim utiliza apenas 25% da energia e somente 10% do CO2 anteriormente necessários.

Além disso, Xpür consegue resultados de níveis de redução de TCA para 0,3 nanogramas por litro (ng/L) em rolhas microgranuladas tratadas, deixando intactas as propriedades físico-mecânicas da cortiça. Consequentemente, a gama de rolhas microgranuladas da Corticeira Amorim apresenta a maior percentagem de cortiça no mercado. Portfólio esse que dispensa, ao mesmo tempo, soluções químicas adicionais para manter as propriedades naturais da cortiça, nomeadamente as importantíssimas taxas de compressibilidade e expansão”, pode ser-se.

A Corticeira sublinha ainda que os resultados, para além de fornecerem dados relevantes sobre a contribuição ambiental dos produtos de cortiça, facultam aos clientes nacionais e internacionais de Amorim Cork, Unidade de Rolhas da Corticeira Amorim, informação quantificável sobre como reduzir a própria pegada de carbono dos seus produtos.

O estudo debruçou-se sobre as diferentes etapas do ciclo de vida numa abordagem cradle-to-gate, nomeadamente: atividades florestais; preparação de cortiça, incluindo o transporte da floresta; produção; e acabamento e embalagem. Tendo como objetivo a comparação com abordagens de estudos anteriores, também foi incluída a distribuição do produto de Portugal para o Reino Unido. A avaliação incluiu ainda informações adicionais sobre o sequestro de carbono da floresta de sobreiro.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025
Projeto Juventude na Estrada chega a cerca de 7000 jovens do concelho
20/05/2025
Mónica Oliveira em destaque na Estrela Grande Trail
19/05/2025
A “Proteção Civil” passou por todas as escolas do concelho
19/05/2025
Recolha gratuita de 'monstros' em todo concelho a 19 de maio
16/05/2025