Em
A Voz da Feria

2023/02/16

Centro Cultural de Milheirós de Poiares acolheu encontro sobre ‘Violência na Criança e no Adulto’

Freguesias

Na passada semana, o Centro Cultural de Milheirós de Poiares acolheu o Encontro sobre “Violência na Criança e no Adulto: Como Atuar”, uma iniciativa conjunta do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) e da Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), coordenados pelas Dra. Benedita Aguiar e Dra. Alexandra Cadete, respetivamente. 

 

O Encontro foi muito bem acolhido, com uma elevada adesão, desde profissionais de saúde do CHEDV, profissionais de outras entidades da área da saúde e outros profissionais da comunidade ligados às forças de segurança, ao setor da justiça e a instituições particulares de solidariedade social e organizações não governamentais.

Ao longo deste dia de trabalho, foram discutidos os fatores de risco e sinais de alarme indiciadores de situações de violência, assim como o impacto da violência na saúde física e mental das vítimas e as suas consequências socioeconómicas. 

O NHACJR e a EPVA tiveram oportunidade de dar a conhecer a sua esfera e forma de atuação, bem como o fluxograma de atuação dos profissionais de saúde do CHEDV em situação de violência.

A articulação com o Instituto de Medicina Legal, a Polícia de Segurança Pública e os espaços existentes na comunidade, que apoiam as vítimas, são fundamentais estando também representados neste Encontro, contribuindo para o enriquecimento de todos os presentes.

Presente na sessão de abertura, o Dr. Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV enalteceu a iniciativa uma vez que a mesma demonstra “a abertura da instituição aos problemas da sociedade e a vontade em dar um contributo para minorar uma questão que, infelizmente, tem vindo a ganhar uma dimensão crescente nos últimos anos”.

O responsável pelo CHEDV aproveitou para apelar “ao trabalho em rede de todos os organismos da sociedade, desde aqueles que representam a saúde, as forças de segurança, a justiça, a segurança social, as escolas, as autarquias locais e as instituições da comunidade, pois todos são poucos para apoiar as vítimas de violência”.

 

Esta iniciativa foi mais um passo em frente para atingir o objetivo de se conseguir proteger e reabilitar as vítimas de violência, sensibilizando e formando os profissionais sobre boas práticas de atuação e articulação com a rede de intervenção na comunidade.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Biblioteca da Feira promove atividades orientadas para a criatividade
7/07/2025
Atleta feirense foi a 2ª portuguesa no europeu de SkyRunning
7/07/2025
Cerimónia de abertura da Braga Cup teve a presença de João Rodrigues
4/07/2025
Autarquia abre concurso público para Requalificação e ampliação da EB Quinta da Veiga
4/07/2025
Miguel Correia reforça plantel do Feirense
4/07/2025
Paços de Brandão acolhe iniciativa "Judo no Museu"
4/07/2025
Homem detido por incêndio florestal em Santa Maria da Feira
3/07/2025
Imaginarius celebra 25 anos com artistas coletivos de todo o mundo
3/07/2025