Em
A Voz da Feria

2023/07/06

Câmara define apoio anual a associação do Brasil para viabilizar a realização da Festa das Fogaceiras

Concelho

Santa Maria da Feira definiu, na passada segunda-feira, um apoio financeiro anual para a instituição que divulga no Brasil a cultura do município e que recria no Rio de Janeiro os rituais contra a peste negra da Festa das Fogaceiras, noticia o Porto Canal.

A Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria passa assim a receber uma ajuda de 5.000 euros anuais, depois de a medida ter sido aprovada, por unanimidade, pelo executivo camarário de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

O apoio da Câmara visa ajudar a instituição do bairro da Tijuca a retomar a sua anterior dinâmica, apostada em “promover no Brasil a memória, as tradições e a cultura de Santa Maria da Feira, quer junto da população lusodescendente, quer junto da brasileira”.

A transferência de 5.000 euros anuais destina-se exclusivamente a viabilizar em solo brasileiro a realização da Festa das Fogaceiras – que acontece a 20 de janeiro em Portugal, no feriado do município, e habitualmente se replica do outro lado do Atlântico no domingo seguinte – e ficará sem efeito caso a celebração no Rio de Janeiro seja suspensa.

Emídio Sousa realçou, contudo, que a Casa da Vila da Feira desenvolve outros trabalhos para divulgação do património português junto da comunidade lusodescendente no Brasil e, nesse contexto, destacou a promoção do folclore através de dois coletivos da instituição: o Grupo Folclórico Almeida Garrett, fundado em 1962 e composto apenas por adultos, e o Rancho Folclórico Infantojuvenil Danças e Cantares das Terras da Feira, com crianças e jovens até aos 17 anos.

Fundada a 12 de julho de 1953, a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria é uma associação sem fins lucrativos com sede desde 1954 num edifício da Rua Haddock Lobo que os locais denominam “Solar Santamariano”.

A Casa da Vila da Feira é atualmente presidida por Ernesto Pires Boaventura, apontado pelo município português como de “alma feirense”, mas natural de Esposende.

Esse responsável tem colaborado com a autarquia portuguesa em iniciativas de promoção económica como as que levaram o atual presidente da Câmara da Feira a divulgar o município e suas oportunidades de negócio junto de organismos como a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro e o Consulado de Portugal em São Paulo.

A instituição assinala este ano 70 anos de atividade e o aniversário será celebrado a 14 de julho, com a presença de Emídio Sousa no Brasil.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Teatro de Rua na cidade transformado num enorme palco aberto ao mundo
23/05/2025
Legislativas 2025 | Resultados | Concelho de Santa Maria da Feira
23/05/2025
Aberto concurso para requalificação do Largo da Igreja de Argoncilhe
22/05/2025
Mercado Municipal vai transformar-se num espaço cheio de cor e magia
22/05/2025
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025