Em
A Voz da Feria

2024/09/13

Aprovado lançamento de concurso público para execução do projeto do “Túnel da Cruz”

Concelho

Vai ser lançado o concurso público para a execução do projeto do popularmente designado por Túnel da Cruz. A proposta foi aprovada na passada segunda-feira, durante a reunião da Câmara Municipal. É apenas o primeiro passo para a concretização de uma obra há muito ansiada pelos feirenses com forte impacto na melhoria da circulação rodoviária dos utilizadores da EN223, do trânsito local e consequentemente, na qualidade de vida de todos os que fruem da cidade de Santa Maria da Feira.

“Lançamos agora o concurso para a execução do projeto, passo absolutamente necessário para que se possa, após a conclusão do projeto, avançar com a obra”, explanou na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria. “Assumi perante esta Câmara Municipal”, continuou o autarca, que o Túnel da Cruz “era prioritário para Santa Maria da Feira e para os feirenses, colocando-o à frente de outros projetos. Com persistência, estamos hoje a dar o primeiro passo para o início de um cronograma que nos levará à requalificação da Zona da Cruz”.

Na sequência das reuniões com vários ministérios, nomeadamente com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, desencadeadas pelo autarca após assumir a presidência da Câmara Municipal, a Infraestruturas de Portugal deu autorização para que o município avançasse com o projeto da obra.

Todo o procedimento será articulado com a Infraestruturas de Portugal, conforme definido no acordo de colaboração, mas os custos associados à execução deste projeto são assegurados pela Câmara Municipal, que de acordo com o caderno de encargos do concurso público tem um valor base de 580 000 euros (acrescidos de 6% de IVA).

O projeto de Requalificação Urbana da Zona da Cruz (Túnel da Cruz) terá por base o Estudo Prévio já realizado pela autarquia feirense e submetido à aprovação da Infraestruturas de Portugal e pretende solucionar o congestionamento de tráfego rodoviário, as questões de acesso à cidade e a vivência da cidade.

A intervenção prevê a criação do Túnel na EN 223 (do KM22.60 ao Km 22.10), a criação de “grande praça” na cidade à superfície do túnel, a melhoria de acessos: duplicar o nó da A1, acessos ao Hospital S. Sebastião, nó de Picalhos e criar uma “nova” entrada norte, na Avenida da Europa.

A EN 223 é um dos eixos viários de maior importância no território, unindo os centros urbanos de Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis. É uma via estruturante de grande movimento, de tráfego inter-concelhio, que condiciona a relação funcional da zona sul com a zona norte da cidade da Feira. A EN 223 constitui um obstáculo físico à ligação do espaço urbano, condicionando todas as suas dinâmicas.

 

(In CM Feira)

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Feira acolhe exposição inédita ao ar livre com 10 obras do Mestre António Joaquim
21/05/2025
Museu vivo de Paços de Brandão voltou a vestir-se de magia
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Freguesia de Fornos distinguida como a primeira Capital Concelhia da Cultura
20/05/2025
Projeto Juventude na Estrada chega a cerca de 7000 jovens do concelho
20/05/2025
Mónica Oliveira em destaque na Estrela Grande Trail
19/05/2025
A “Proteção Civil” passou por todas as escolas do concelho
19/05/2025
Recolha gratuita de 'monstros' em todo concelho a 19 de maio
16/05/2025